Como passar no Enem

Para ser aprovado no Enem, é preciso estudar bastante, isso ninguém tem dúvida. Mas a pergunta é: estudar como? Qual a melhor estratégia a se seguir? Qual o melhor plano de estudo?

A prova objetiva do Enem

avaliação enemPrimeiramente, antes de começar a elaborar seu cronograma de estudos, é importante conhecer os critérios de avaliação do Enem. Qualquer processo seletivo precisa ser analisado do ponto de vista de correção, ou melhor, da banca corretora. Se alguém vai prestar um concurso para concorrer a um cargo público, por exemplo, precisa saber qual será a banca que irá organizar a prova. Se for a Cespe, a prova será de um estilo, se for a Cesgranrio, será de outro estilo, e assim por diante.

No Enem, é a mesma coisa, você precisa entender o estilo da prova, e mais do que isso, precisa saber ao certo o que vai cair na prova. O maior erro dos candidatos a provas de processos seletivos é pegar apostilas e estudar por elas, sem conferir o edital nenhuma vez. Caso você não saiba, aqui vai uma informação relevante e surpreendente: o conteúdo das apostilas, dos cursinhos preparatórios, dos professores particulares, nada disso será cobrado, o que vai ser cobrado é o que está no edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. Entendido isso, podemos começar a aprender os critérios de avaliação do Enem. De um modo geral, o curso segredos do Enem é confiável e útil para quem quer garantir sua aprovação da maneira mais eficiente possível.

O Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para avaliar as provas objetivas (aquelas de assinalar a resposta correta). As provas objetivas são elaboradas de tal forma que os parâmetros cobrados são de discriminação e controle de acerto casual, procurando avaliar a proficiência do candidato na probabilidade de acerto. Nesse método de TRI, o conhecimento é o que diverge a probabilidade de acerto ou erro dos candidatos. A Teoria de Resposta ao Item visa minimizar o chute certeiro na prova. Ou seja, mesmo que você marque uma questão incorreta, a TRI vai indicar que você possui algum conhecimento, pois não marcou uma alternativa absurda ou algo aleatório. A consistência nas informações assinaladas revela o conhecimento do candidato.

O peso das questões do Enem é calculado dessa forma, usando o TRI, então você precisa estudar todas as disciplinas, não adianta focar seu estudo em uma ou duas matérias e chutar as outras questões.

A redação do Enem

A redação do Enem é corrigida por dois professores no mínimo. Os critérios de correção fundamentam-se em 5 competências:

  • domínio da norma padrão da língua portuguesa (saber escrever bem e corretamente);
  • compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento na elaboração do texto (utilizar conceitos prévios para criar o texto, indo além do senso comum);
  • defesa dos pontos de vista e argumentos (fazer bom uso do texto dissertativo argumentativo);
  • conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação e elaboração da proposta de intervenção (utilizar corretamente os nexos oracionais, as locuções verbais, os conectivos, etc.);
  • elaboração da proposta de intervenção (sugerir uma solução para o tema, algo que resolva o problema proposto).

Para mais detalhes sobre como fazer uma redação para o Enem, confira esse artigo: http://comofazerumaboaredacao.com/dicas-de-como-fazer-uma-redacao-para-o-enem/

redação nota 1000Para cada um desses itens, os avaliadores atribuem uma nota que varia de zero a 200 pontos. Assim, para as 5 competências você pode atingir o valor máximo de 1000 pontos na prova de redação.

Mas o que ocorre quando um avaliador dá uma nota diferente da nota de outro corretor? É feita uma média aritmética entre as notas, e a nota final é computada para o candidato. Ou seja, para você tirar nota 1000 na redação do Enem, é preciso que ambos os avaliadores considerem que você gabaritou a redação.

Alguns fatores podem resultar em nota zero, como fuga total do tema, fuga do padrão dissertativo argumentativo, redações com menos de 7 linhas, textos com desenhos ou figuras, frases de desrespeito, ou ainda textos que não foram passados a limpo para a folha oficial de correção.

Sobre o título da redação, não é obrigatório colocar, então não se preocupe com isso, a menos que você tenha uma ótima ideia de título para por que se enquadre perfeitamente no contexto geral do seu texto. Títulos ruins podem prejudicar sua nota final. Uma dica é jamais começar pelo título, faça o título por último, e apenas se estiver sobrando tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *